[notification_tip][/notification_tip]

14/10/2017

Árvores com Roupas de Crochê

Em 2013 conheci bem lonnge, lá na Ucrânia a arte das árvores com roupas de crochê, fiquei encantada e pensativa, mil perguntas vieram à mente, uma delas - Será que não sufoca a árvore? E sempre que quero arejar um pouco a cuca dou uma busca para ler e aprender um pouco mais à respeito, pelo que tenho lido, o crochê não interfere na vida da árvore, não "sufoca"a respiração delas,  abaixo, estou eu, apaixonada no que via, tenho um sonho, que é ter uma árvore enfeitada com crochê feito por mim, para chamar de minha! 
Nesta reportarem da revista casa e jardim podemos aprender um pouco mais sobre este tema encantador

Abaixo, um pouco da história do crochê em árvores aqui no Brasil, um projeto desenvolvido e bastante trabalhado pela artesã gaúcha Letícia Matos, pela proprietária da marca crochê Vitória Lilian Cheffer onde foram gravados várias cenas da novela Meu Pedacinho de Chão

Mais fotos




Grupos de amantes das artes manuais estão dando uma nova cara a árvores das ruas de São Paulo, cobrindo-as de pompons e detalhes de crochê e tricô.
“É uma manifestação da minha relação com a cidade. Acho legal haver cor no meio dessa correria totalmente impessoal que são as cidades”, diz à BBC Brasil a gaúcha Leticia Matos, autora de diversas das “roupas” das árvores, em bairros como Jardins, Pinheiros, Vila Madalena e Higienópolis (zona oeste paulistana).
Há intervenções também feitas pelo coletivo Feito à Mão, grupo que se reúne constantemente para aulas de tricô e para atividades coletivas.
Leticia diz à BBC Brasil que começou a tricotar aos sete anos, ensinada pela mãe, em Porto Alegre.
“O tricô e o crochê são extremamente manuais e caseiros. Ao colocá-lo na rua, acho que as pessoas lembram da mãe e da avó”, opina. “E descobri que isso tem a ver com a minha própria permanencia em São Paulo, onde vivo há sete anos. É como se eu colocasse lembranças em vários pontos da cidade, de coisas que me remetem a algo familiar.”
A artesã – que já coloriu árvores em outras cidades do Brasil, como Rio, Porto Alegre e Goiânia – disse que já vem recebendo encomendas de pessoas e empresas interessadas em ter a decoração em diversos locais.
Texto da artesã gaúcha Letícia Matos originalmente publicado no site da BBC

E mais fotos ainda porque é uma paixão ver!



































Obrigada pela visita...
Volte sempre!
Beijos

Nenhum comentário :

Postar um comentário